Esclarecendo as dúvidas sobre as espinhas

Um dos “dramas” enfrentados por meninos e meninas na adolescência é o surgimento de cravos e espinhas. Alguns têm mais, outros têm menos, mas é muito difícil encontrar algum adolescente que não tenha passado pelo problem. Por isso, não se desespere, tudo o que você tem que fazer é conhecer bem o assunto para fazer o tratamento adequado e deixar a sua pele mais bonita.

O que é acne?
A acne é uma doença de predisposição genética (ou seja, se seus pais tiveram acne, é provável que você também tenha), cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Ela pode aparecer em peles com tendência à oleosidade e pode se manifestar de forma não-inflamatória (cravo) ou inflamatória (espinha).

Com que idade a acne começa a aparecer? 
A acne começa a aparecer durante a puberdade, por causa dos hormônios sexuais, que começam a ser produzidos nessa época.

É mais comum aparecer em meninos ou meninas?
A acne afeta cerca de 80% dos jovens entre 12 e 18 anos, mas é mais comum aparecer nas meninas, com cerca de 14 anos de idade, enquanto que nos meninos a acne começa a aparecer em torno dos 16 anos. As formas mais graves, no entanto, ocorrem preferencialmente nos homens.

Qual a diferença entre cravo e espinha?
Com a produção dos hormônios sexuais, há um aumento das glândulas sebáceas, que passam a produzir sebo. Com isso, os poros ficam obstruídos, dando origem ao cravo. Essa situação, por sua vez, favorece a proliferação de bactérias, que entram em contato com o poro obstruído e o cravo e provocam uma inflamação, formando o que nós chamamos de espinhas.

Por que o rosto geralmente é o local mais atingido pela acne?
A acne pode se manifestar em qualquer área do corpo, mas aparece mais no rosto e no tronco porque são áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas.

Existe algum alimento que pode contribuir com o aumento da acne?
Apesar de não ter participação na causa da doença, a dieta pode ter influência no grau da acne em algumas pessoas.  Se você tem acne, perceba se ela piora quando você ingere alimentos como chocolate, gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados. Se sim, é melhor evitar consumi-los. Porém, vale ressaltar que uma avaliação individual feita por um dermatologista é importante, assim como a manutenção de uma dieta equilibrada e a administração dos medicamentos recomendados pelo médico.

Que cuidados a adolescente deve tomar para prevenir a acne?
Os principais cuidados são: higiene, resistência aos maus hábitos, cuidado com o sol e alimentação. Por isso, mantenha a pele sempre limpa, usando produtos de limpeza específicos para peles com acne, evite exposição prolongada ao sol e use sempre o filtro solar adequado ao seu tipo de pele. Mantenha uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas e verduras.

Qual o melhor método para acabar com a acne ou suavizá-las?
O primeiro erro que muitos adolescentes cometem é coçar ou “espremer” a espinha. Nunca mexa na acne, pois além de contaminar a pele, você poderá deixar cicatrizes e piorar ainda mais a lesão. O tratamento para acne pode ser feito com medicações de uso local ou oral, tudo vai depender da intensidade do quadro. A limpeza de pele também é importante, desde que seja feita por especialistas capacitados.

E mais importante: antes de qualquer atitude, converse com um dermatologista. É ele quem vai te indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Fonte: Portal Todateen

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s